Arte e Cultura em Arraial d'Ajuda
     

Arraial d’Ajuda tem uma forte e singular tradição cultural, que se expressa num rico folclore que inclui dança, música, comida, rezas e benzeduras, crenças e lendas, causo de pescador e personagens pitorescos ...

ARTE E CULTURA l ARRAIAL D'AJUDA ™

Galerias de Arte
clique aqui e leia mais.

Música
Quando se fala em música na Ajuda, Ari Sobral é Sérgio Boré são as ilustres personalidades deste cenário:
clique aqui e conheça um pouco mais destes dinossauros Arraianos.

A religiosidade dá o tom da maioria das Comemorações. clique aqui e leia mais.

06/1
Folia de Reis com a saída das pastorinhas celebrando, dançando e entoando músicas que se perdem no tempo em louvor ao Menino Jesus;

20/1
Festa de São Sebastião, dança e música em volta do “Pau”(mastro de São Sebastião), todo mundo de vermelho.

02/2
Festa de Iemanjá na praia com oferendas e danças rituais em Homenagem a senhora das águas. Todos de Branco e azul.

CARNAVAL:
O carnaval aqui é único e animadíssimo e tem atrações que já fazem parte da tradição daqui :

Jegue Elétrico
Uma carroça musical puxada por um jegue , toda caracterizada , tocando marchas de carnaval desfilando pelas ruas e a galera atras na maior folia .

A Bandeirosa
Bloco carnavalesco que organiza todo domingo de carnaval um desfile/ parada GLS , original e divertido é uma grande brincadeira coletiva .
Todo ano um tema diferente é abordado..

03/2
Festa de São Brás, os homens colhem o pau de São Brás na mata e o levam em procissão até a praça da Igreja onde já está o mastro de São Sebastião e o erguem também.

Festa de São Benedito no oitavo dia após a Sexta feira Santa. A marajuda sai cantando na rua em homenagem ao Santo protetor do povo negro.

As festas do mês de junho são intensamente celebradas.
O Forró corre solto no Arraial. 06 a 15/ 08 Festa de Nossa Senhora d’Ajuda. Os romeiros vindos de todas as partes, que mais parecem terem saído dos livros de Guimarães Rosa, vêem pagar suas promessas e demonstrar sua devoção à Nossa Senhora “Mãe d’Ajuda”, num espetáculo comovente de fé.

27/ 09
Festa de Cosme e Damião : Santos de devoção de várias famílias nativas. Esta festa é de fundo de quintal, regada a muito Caruru (quitute baiano a base de camarão e quiabo) que primeiro tem de ser dado a 7 meninos e depois os adultos. As crianças se fartam de balas gratuitas com que os devotos pagam suas promessas.

Capoeira (Mestre Raílson) clique aqui e leia mais.

Artesanato
O artesanato do Arraial é bastante original e diversificado. clique aqui e leia mais.
Para os mais diversos gostos e preferências.
Barro, coco, madeira, cerâmica, prata, pedras, palha da costa, contas e conchas, que nas mãos de nossos artesões se transformam no mais genuíno artesanato arraiano, que tem cara e estilo próprio.

Agito Cultural
O agito cultural fica por conta dos brilhantes talentos de expressão que escolheram o Arraial como fonte de inspiração e vivência cotidiana.