ROMARIA  l  ARRAIAL D'AJUDA


O Santuário do Arraial d'Ajuda é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, cuja romaria acontece a partir de 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à santa padroeira do Arraial no dia 15 de agosto, data da Procissão Nossa Senhora d'Ajuda onde Romeiros de todo o Brasil se manifestam em ato de fé e tradição

O Santuário do Arraial d'Ajuda no Sul da Bahia é considerado o mais antigo santuário católico do Brasil, cuja romaria acontece todos os anos a partir de 6 de agosto, com o ápice da festa em homenagem à santa padroeira do Arraial d'Ajuda no dia 15 de agosto. Romeiros de todo o Brasil se manifestam na cidade em ato de fé e tradição.

A igreja de Nossa Senhora d'Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que chegaram nas belas praias do Sul da Bahia em 1549, com suas 03 naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que viriam mais tarde a ser os nomes das cidades e de suas primeiras igrejas.

O famoso jesuíta, José de Anchieta, escreveu no início do século XVI sobre o "sonoro brando sussurro da água que milagrosamente jorrou de uma fonte ao pé de uma frondosa árvore, quando o Pe. Francisco Pires celebrava ali o santo sacrifício da missa".


 

Varios outros autores da epoca apresentam versões sobre o origem da milagre d'água como:

- Pe. Simão de Vasconcelos que escreve: “Um lenhador, habitante de um rancho calmoso à aureola da costa, subindo certo dia o ápice da montanha, de repente topou surpreso em um calhau; era a milagrosa santinha.

- Uma outra lenda disse: "vendo um irmão um tronco de uma árvore muito grande junto à ermida, pediu a Nossa Senhora o milagre de lhe dar água naquele lugar. Pe. Nóbrega, que estava presente disse: "mais podia a Senhora". Quando todos foram à missa, no meio do santo sacrifício, arrebentou de súbito um grande jorro de água no lugar assinalado no tronco da árvore, junto ao altar de Nossa Senhora".

- E mais uma outra lenda diz: "No alto morava um fazendeiro que não gostava de ver passar pelas suas terras, aqueles religiosos, que iam e viam carregando a água. Um dia, não suportando mais a invasão, determinou a proibição dessa passagem. Logo os fiéis não pararam de rezar, a suplicar pelo milagre de uma fonte de água, para seu trabalho, sua sede, o que, num momento, aconteceu em plena hora da missa. E o fazendeiro, arrependido, resignou-se à religião cristã e comungou com os fiéis, unindo-se a eles".

Atualmente, segundo dados do Santuário de Nossa Senhora d?Ajuda, a igreja recebe cerca de 15 mil romeiros na "Festa da Santa" entre os dias 7 e 15 de agosto.

Arraial d'Ajuda é marcado por uma tradição de romarias. A pé ou a cavalo, antigamente, famílias inteiras faziam suas peregrinações até a localidade para o período da festa, que acontece todo dia 15 de Agosto. Atrás da igreja, além da vista exuberante, existe uma fonte de água pura, considerada milagrosa por muitos.

Para os turistas, a paisagem e a história do santuário de Nossa Senhora d'Ajuda não pode ficar de fora do roteiro. Para os fiéis, é uma oportunidade ímpar de conhecer e vivenciar um pouco de um dos mais antigos e importantes templos católicos do Brasil!



Romaria


Continua depois da Publicidade



Romaria

Romaria

Romaria

Romaria

Romaria

Romaria

Guia rápido:
Onde ficar
Onde comer
O que fazer
Compras