PRAIAS

Praias lindas e transparentes acolhem o sol a cada amanhecer e de forma delicada e sutil. Todos podem curtir um dourado bem dosado, com o prazer da música, a caminhada, os amigos e as barracas de praia.

PONTA DO APAGA-FOGO: Situada às margens do Rio Buranhém, a praia compreende um trecho em que o mar oferece boas condições para banho, em qualquer período das marés. Piscinas naturais formam-se durante a vazante, possibilitando o mergulho livre. É a saída e entrada na foz do Rio Buranhém para a travessia da balsa que liga a Porto Seguro.

PRAIA DE ARAÇAÍPE: Dona de um mar calmo, graças à presença de recifes de corais, a praia tem como característica marcante, a grande ocorrência de conchas em suas areias, além do surgimento de muitas piscinas naturais durante a baixa da maré. Situada 3 km ao norte do Arraial.

PRAIA DOS PESCADORES: Você vai passar por aqui quando for caminhando até a Praia do Araçaípe. É pitoresca, cheia de barquinhos; a barraca da praia é famosa pelo seu peixe frito... Muito frequentada por antivos e moradores da Vila.

PRAIA DO MUCUGÊ: Praia que conta com uma ótima infra-estrutura turística, sediando o grande parque aquático da localidade. Suas areias se entendem por uma faixa bastante larga, e seu mar é bastante tranqüilo, apresentando piscinas naturais quentes e transparentes.

PRAIA DO PARRACHO: No verão é o ponto de encontro da juventude. No local, uma grande casa de shows, de mesmo nome, promove as festas mais concorridas de toda a região de Porto Seguro. Ótima para banho em todas as fases da maré, também é um pólo para a prática de esportes náuticos.

PRAIA DE PITINGA: Assim é Pitinga, banhada com água morna e transparente, cheia de encantos, com ondas fortes que quebram nos recifes próximo a orla, mar esverdeado, falésias por todos os lados e areia fofa. Na maré baixa, formam piscinas naturais, que acabam sendo melhores para o banho e o principal atrativo do local.

LAGOA AZUL: Trecho pequeno entre as praias de Taípe e Pitinga, identificado por uma pequena barraca e uma falésia - é aqui que, quando chove muito, forma-se uma pequena queda-d'água e a tal lagoa. Acesso a pé, a partir de Taípe (15') ou Pitinga (25').

PRAIA DO TAÍPE: Situada numa região de falésias exuberantes, este pedacinho semideserto do paraíso apresenta trechos intocados de mata nativa e um mar transparente bastante revolto. Sua maior peculiaridade está na parte central, onde se descortina, em meio a coqueiros e restingas, a famosa "Lagoa Azul".

RIO DA BARRA: Divisa com Trancoso. Do lado direito, a foz do Rio da Barra mostra um grande manguezal. Antes da barra, o rio forma uma enseada que propicia banho em águas tranqüilas, bem como do outro lado as ondas avançam contra as falésias. Praia plana e com coqueiral muito verde.