Distante apenas quatro quilômetros de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, Arraial D'Ajuda revela uma mistura de sotaques que lembra outros vilarejos tranquilos e paradisíacos do Nordeste, como Jericoacoara, no Ceará.

Sotaques do litoral e do interior da Bahia, de paulistas, cariocas e mineiros instalados ali há anos, e também sons latino-americanos, da Europa, da Ásia e do Oriente Médio. Um trocadilho local informa que quando cresce o número de mochileiros de Jerusalém e Tel Aviv curtindo as férias por ali o vilarejo se transforma em “Israial D'Ajuda”.

Boi nos Ares, um restaurante especializado em carnes na rua do Mucugê, é outro jogo de palavras que não deixa dúvidas sobre a sua procedência distante, de portenhos fugindo do frio rumo à Linha do Equador, os bifes de chorizo disputando o gosto com moquecas e acarajés da vizinhança.

Na praia de Araçaípe, o nome do bar pé-na-areia é brasileiro, Corujão, mas o dono mora em Parma seis meses por ano, de abril a setembro. O italiano Marco Mantovani passa os verões no Sul da Bahia há sete anos e diz que, nesse tempo, viu o público de turistas brasileiros crescer no seu bar em Arraial D'Ajuda, na comparação com os visitantes estrangeiros. Araçaípe é ponto de encontro de esportistas náuticos, com estrutura de escola para aprendizes e veteranos, e os clientes do Corujão passam manhãs e tardes curtindo a beleza das pipas, velas e dos movimentos de kitesurfistas e windsurfistas. A barraca vizinha, Sting Praia Bar, promove competições náuticas.

A praia mais próxima do centro de Arraial D'Ajuda é Mucugê, repleta de barracas que dão sequência, ladeira abaixo, à onda de consumo da Rua do Mucugê e sua miríade de lojinhas descoladas. A partir de Mucugê, todos os caminhos à direita levam para Parracho e Pitinga, esta reconhecida pelo contorno de falésias e uma orla curva, de enseada de águas calmas.

Na Pitinga, quem busca a Barraca do Faria para sombra, chuveiro e uns pasteizinhos de camarão se vê transportado para uma mania encantadora de algumas praias de Florianópolis: beber champanhe e espumante a partir das 9h. São cinco opções de garrafas com borbulhas, Prosseco, Moscatel e Brut, com lista de vinhos também. Para acompanhar, pratos selecionados do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento, com vocabulário indígena. Abati-Piti é suflê de milho e camarão, Ybá-Piti traz camarão grelhado com creme de abóbora e abacaxi picante.

A exemplo de Porto Seguro, nome do balneário famoso pela agitação e município a que Arraial D'Ajuda pertence, o vilarejo erguido sobre falésias tem hospedagens de todos os preços, das mais simples às sofisticadas. Um novo albergue, o Mox Hostel, funciona ao lado de um bar de comida japonesa na Rua do Mucugê. Todos os quartos (coletivos ou individuais) têm banheiro e os hóspedes dispõem de bicicletas para percorrer a região.

Na edição de 2013, a publicação Condé Nast Johansens, um guia de hotéis de luxo, indica 40 hotéis e pousadas no Brasil, sete deles na Bahia. Em Arraial D'Ajuda, o único contemplado com a distinção é o Hotel Maitei, inaugurado há seis anos em localização privilegiada, na parte alta da Rua do Mucugê. Nas varandas com rede dos quartos, nas duas piscinas ao ar livre e no restaurante, a sensação é de flutuar diante do mar e de uma das melhores vistas panorâmicas da região. À noite, a iluminação das áreas de convivência tem tons delicados, e os quartos convidam ao relax com paredes e pisos de cores claras, reluzentes de resina sobre o cimento, num estilo contemporâneo que o arquiteto Luciano Soares define como “minimalismo aquecido”.

Erica Sanches, que administra o hotel, vêm do Rio de Janeiro. Na recepção do Maitei, sonorizada por sotaques brasileiros e estrangeiros como em vários dos estabelecimentos do balneário, os hóspedes obtêm ajuda para contratar atividades como capoeira, cavalgadas, golfe e tênis. Mas quem preferir ficar só se espichando nas redes e espreguiçadeiras das piscinas não enfrenta oposição. A praia de Mucugê está a cinco minutos de caminhada, ladeira abaixo, e a Igreja de Nossa Senhora D'Ajuda, no centro histórico, a quinze minutos de caminhada, ladeira acima.

Branca com frisos em amarelo, a igreja é um marco da arquitetura do Brasil Colônia, cuja primeira construção data de 1549 a 1551, época em que Salvador, distante 706 km ao norte, era o centro nervoso da colônia portuguesa. Os festejos locais para a padroeira ocorrem em agosto. Em qualquer época do ano, com sol ou chuva, o retângulo histórico que leva ao mirante vira ponto de encontro de moradores e visitantes de todas as partes do mundo. Com paciência, dá para procurar no intenso verde da vegetação que acompanha o mar alguns recantos de falésias quase intocados, semelhantes aos que assombraram os primeiros navegadores, mais de 500 anos atrás.
 
SERVIÇOS

Portais regionais

Guia de Arraial d'Ajuda: www.arraialdajuda.tur.br

Bahia Turismo: www.bahiatursa.ba.gov.br
 
Onde ficar

Maitei Hotel: www.maitei.com.br

* A jornalista Cris Gutkoski viajou a convite do Maitei Hotel


Fonte: UOL

Arraial multicultural...