Capoeira em Arraial d'Ajuda
     

Foi em Arraial d'ajuda, um pequeno vilarejo de pescadores no sul da Bahia, município de Porto Seguro, que nasceu Railson do Carmo Domingues, no dia 15 de outubro de 1967. Conheceu a capoeira em Porto Seguro quando tinha 11 anos, levado por seu pai. Nunca tendo visto uma roda antes ficou empolgado, o professor era o Mestre Estrela natural de Canavieiras e com formação de capoeira em Salvador.

CAPOEIRA l ARRAIAL D'AJUDA ™

Capoeira Arraial d'Ajuda

CAPOEIRA SUL DA BAHIA
( Mestre Raílson)

Depois de treinar alguns meses a academia fechou não restando opção a não ser de treinar sozinho no Arraial, aprendendo com quem passava a passeio. Railson trouxe a capoeira ao Arraial, aprendendo e ensinando em lugares improvisados, galpões, fundo de quintal, na praia. Foi numa viagem a Belo Horizonte visitando grandes rodas e academias que conheceu a academia do Mestre Mão Branca.

Ficou impressionado com o nível de capoeira e com sua organização, depois de jogar na roda e de conversar com o Mestre ficou treinando em Belo Horizonte por uns três meses. Assim, começa sua formação com Mestre Mão Branca. No dia 12 de outubro de 1987 inaugura sua própria academia passando a viver exclusivamente de capoeira. Nasce assim, no Arraial d'Ajuda, o pilar do que hoje comporta o atual Espaço Cultural Capoeira Sul da Bahia.

Viaja por todo Brasil participando de Agenda e vai a Belo Horizonte pelo menos uma vez por ano para treinar e atualizar suas técnicas. Organiza seu primeiro batizado em Porto Seguro em 1990 onde recebe de seu mestre a graduação de professor (aluno formado), o cordel azul.

Em 1992 recebe seu cordel de contra-mestre em Belo Horizonte e em 1995 a graduação de mestre também em Belo Horizonte no 1º Encontro Mundial de Capoeira do Grupo Capoeira Gerais. Em 1998 batiza seu grupo, filiado ao "ECCAGE" (ESCOLA CULTURAL CAPOEIRA GERAIS), dando-lhe o nome de Capoeira Sul da Bahia. Ainda em 1998, inaugura sua segunda academia em Porto Seguro.

Em 2005 inaugura um espaço cultural de capoeira, no bairro Santiago em Arraial d'Ajuda, destinado a um trabalho social para comunidade. Ainda em 2005 recebe sua 2º graduação de mestre (branco e amarelo) em Belo Horizonte no 2º Encontro Mundial de Capoeira do Grupo Capoeira Gerais.

O Grupo Capoeira Sul da Bahia, com sua sede em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro, BA, tem filiais espalhadas pelo Brasil e exterior. Tanto na sede como nas filiais Mestre Railson junto com os professores e instrutores de cada local realizam anualmente seus batizados e cursos reunindo mestres, professores e instrutores para a grande festa do batizado e troca de cordéis.

Acesse aqui a Fanpage do Encontro Mundial